segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA – SANTA CRUZ DO SUL- RS.

Localizada na zona central da cidade, em frente à Praça Getúlio Vargas, a catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico tardio. Suas dimensões são: 80 metros de comprimento, 38 metros de largura, 26 metros de altura na nave central e suas torres alcançam 82 metros.

A construção começou em 1º de fevereiro de 1928 sob a orientação de Simão Gramlich, autor do projeto, e posteriormente sob liderança do engenheiro Ernesto Matheis.
 Em 2 de agosto de 1936 a igreja foi entregue ao culto público, mas o acabamento da obra só ocorreu em 1977 com a construção de duas torres maiores e 66 menores, além da colocação do reboco do lado leste. Um dos vitrais foi construído pelo engenheiro alemão José Germano Stammel.

Desde 1959, com a criação da diocese de Santa Cruz do Sul com jurisdição sobre diversos municípios, a igreja passou a se chamar Catedral São João Batista. A primeira Igreja Católica foi construída em 1863 e o primeiro padre foi Manoel José da Conceição Braga, em 1860.
 A pintura existente atrás do altar chama-se "Grupo da Cruz", tendo como autor Arno Seer e, posteriormente, Roman Riesch. O custo da catedral foi de mil réis. Endereço: Rua Ramiro Barcelos s/nº - Tel.: (51) 3711-3622
 Nota: O engenheiro alemão José Germano Stammel, avô de Dagmar Leila Zamboni,  construiu a Igreja Católica de Santo Cristo, com seus belíssimos vitrais, além de projetar o trajeto das ruas principais de Santa Rosa, baseado na “Rosa-dos-Ventos” e outras obras importantes na região Noroeste.

 A rosa-dos-ventos é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.

Editado por: Edison Vitor Franco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário