sexta-feira, 16 de novembro de 2012

NOVA ORTOGRAFIA SERÁ OBRIGATÁRIA A PARTIR DE JANEIRO DE 2013.

Foi assinado em Lisboa em 1990 o acordo ortográfico da língua Portuguesa e no dia 18 de abril de 1995 o acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo. Entrou em vigor no ano de 2008 e passa ser obrigatório a partir de 01 de janeiro de 2013.
Além das mudanças na escola, dicionários e outros meios de comunicação, a informática também terá suas adaptações, a começar pelo verificador ortográfico do Word.  Atualize no site: http://support.microsoft.com/kb/970826/pt
É importante lembrar que o acordo é somente ortográfico (língua escrita), portanto não irá afetar a língua falada.
ALGUMAS MUDANÇAS:
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
ATENÇÃO:
Essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis e   ói(s). Exemplos: papéis, herói, heróis, dói (verbo doer), sóis etc.
Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no  us tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Essas só foram algumas das mudanças, mas as alterações completas já estão disponíveis nos novos dicionários. O prazo para as modificações será a partir de janeiro de 2013.  
ALGUNS EXEMPLOS:

















OUTRAS DUVIDAS FAVOR CONTATAR A PROFESSORA DAGMAR: